Sabe-se
que o processo de aprendizagem, dado a sua natureza subjacente, é algo que nos
dá elementos para uma análise consolidada apenas à luz de seus efeitos sobre o comportamento
humano. Contempla, portanto, a abrangência de fatores diversos os quais
interagem nas estruturas mentais e no âmbito do meio ambiente. Falar sobre
aprendizagem implica entender o processo de mudanças de comportamento
estabelecido por significados assimilados a partir de cada realidade,
considerando-se sempre que cada indivíduo é único dentro da mesmaespécie e que
dentro do ponto de vista interacionista, ele tem a capacidade de modificar a
realidade à proporção que vai se modificando.
Atrelando a aprendizagem à história do próprio
homem, temos uma gama de informações abstraídas da observação de cada ciclo
vital que elucida a construção da evolução legitimada pela condição do homem de
um ser essencialmente social caracterizado pela sua maturação genética e
biológica. Daí resultando em transformações que possibilitem ajustes e
adaptações a novas situações permeadas por crises evolutivas ou incidentais.
Ambas passíveis de serem absorvidas de diversas maneiras de acordo aos recursos
psíquicos do indivíduo e de sua capacidade de adaptação desenvolvida em crises
anteriores, pois toda crise configura-se como momento de crescimento que
suplementa a estruturação do conjunto dos equilíbrios em todos os níveis. Caso
contrário, a crise de qualquer natureza teria como obstáculo uma incapacidade
de adaptação esuperação geradas pela falta de recursos pessoais bem elaborados.
Toda e qualquer aprendizagem é
susceptível de mudanças, de reformulações, de organizações que integram novos
paradigmas evolutivos e refletem os conflitos que permeiam cada transformação. Erik
Erikson tenta configurar cada etapa do ciclo de vida, apresentando um diagrama
que não deve ser entendido como uma prescrição a ser seguida rigorosamente, mas
sim, para classificar cada etapa preparatória. Na etapa antes da fase adulta,
temos: 1.Confianza X Desconfianza( 0 a 18 meses); 2.Autonomía X Verguenza (18 meses a mais ou menos 3 anos); 3.Iniciativa X Culpa (3 a mais ou menos 5
anos); 4. Industria X Inferioridad((
5 a mais ou menos 13 anos); 5.Identidad
XDifusión de Rol(13 a 21 anos).
Já a fase adulta comporta três etapas: 6.Intimidad
X Aislamiento(21 a mais ou menos 40 anos); 7.Genetatividad X Estancamiento (40 a 60 anos) e 8.Integridad X Desesperacíon ( a partir
dos 60 anos).
Proporcional à complexidade da definição
de aprendizagem, existem concepções diferentes a cerca decomo se estabelece o
desenvolvimento do comportamento humano. Cada teoria a seu modo contribui para
a compreensão do desenvolvimento do indivíduo e do modo
como acontece o seu processo de aprendizagem. Esta por sua vez tem por
finalidade desenvolver os mecanismos que favoreçam inserir o homem em sua
cultura. Diferente dos outros seres viventes, os padrões de comportamento do
sujeito humano não são hereditariamente pré-definidos.
(Dora Sobral)
Parabéns pelo texto! concordo quando diz que a aprendizagem é suceptível a mudanças. Espero que continue postando textos que proporcione a nós, um novo aprendizado.
ResponderExcluirGraças à soma de fatores variados, aprendemos e nos modificamos constantemente. Obrigada também pela sua colaboração.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirImportante saber que a aprendizagem não representa um processo isolado.
ResponderExcluirTrata-se de processos evolutivos que vão criando os alicerces para articular vários níveis de mudanças de comportamento.
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