Ese blog es una actividad de la asignatura Las Nuevas Tecnologias como Estrategia de Enseñanza del curso de Maestría en Educación... Una obligación que está volvendo un placer! Tiene el objetivo de informar y compartir textos diversos, exponer contenidos de trabajos, disciplinarios y extradisciplinarios, desarrollados con relación la tecnologia y educación. Ese blog es muy interesante, destinado a los educadores, las actividades están listadas con detalles y visan orientar los profesores interesados posibilitando enriquecer nuestro planificación de actividades. Muchas informaciones, diversos artículos sobre alfabetización y saber, juegos y actividades están disponibles, además de otros asuntos que mucho interesan a nosotros, educadores. Tiene sugerencias de videos, canciones, imagenes, juegos online y actividades llamativas que pueden ser impresas y confeccionadas por los niños.

Los blogs pueden ser formas de enseñar y aprender, mucho ricas para el profesor como para el alumno ofreciendo múltiples opciones de actividades tanto al educando cuanto al educador.

Recicla ambos, actualiza, incita la curiosidad, la encuesta y el aprendizaje, allá de ser una manera de comunicación entre alumnos, profesores y familia. Es un instrumento para enseñar y aprender, y una forma de intercambio de conocimientos y publicación de sus conocimientos construídos y producidos.

A nosotros nos gustaría dejar registrado nuestro agradecimiento por la actividad realizada en la asignatura, conocer blogs educativos, y también, percibir como es bueno tenermos este recurso maravilloso: INTERNET! Gente, es maravilloso tenermos esta herramienta en nuestras manos haciendo uso de ella para enriquecer nuestra práctica y ampliar nuestros conocimientos.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Aprendizagem



       Sabe-se que o processo de aprendizagem, dado a sua natureza subjacente, é algo que nos dá elementos para uma análise consolidada apenas à luz de seus efeitos sobre o comportamento humano. Contempla, portanto, a abrangência de fatores diversos os quais interagem nas estruturas mentais e no âmbito do meio ambiente. Falar sobre aprendizagem implica entender o processo de mudanças de comportamento estabelecido por significados assimilados a partir de cada realidade, considerando-se sempre que cada indivíduo é único dentro da mesmaespécie e que dentro do ponto de vista interacionista, ele tem a capacidade de modificar a realidade à proporção que vai se modificando.
       Atrelando a aprendizagem à história do próprio homem, temos uma gama de informações abstraídas da observação de cada ciclo vital que elucida a construção da evolução legitimada pela condição do homem de um ser essencialmente social caracterizado pela sua maturação genética e biológica. Daí resultando em transformações que possibilitem ajustes e adaptações a novas situações permeadas por crises evolutivas ou incidentais. Ambas passíveis de serem absorvidas de diversas maneiras de acordo aos recursos psíquicos do indivíduo e de sua capacidade de adaptação desenvolvida em crises anteriores, pois toda crise configura-se como momento de crescimento que suplementa a estruturação do conjunto dos equilíbrios em todos os níveis. Caso contrário, a crise de qualquer natureza teria como obstáculo uma incapacidade de adaptação esuperação geradas pela falta de recursos pessoais bem elaborados.
       Toda e qualquer aprendizagem é susceptível de mudanças, de reformulações, de organizações que integram novos paradigmas evolutivos e refletem os conflitos que permeiam cada transformação. Erik Erikson tenta configurar cada etapa do ciclo de vida, apresentando um diagrama que não deve ser entendido como uma prescrição a ser seguida rigorosamente, mas sim, para classificar cada etapa preparatória. Na etapa antes da fase adulta, temos:  1.Confianza X Desconfianza( 0 a 18 meses); 2.Autonomía X Verguenza (18 meses a mais ou menos 3 anos); 3.Iniciativa X Culpa (3 a mais ou menos 5 anos); 4. Industria X Inferioridad(( 5 a mais ou menos 13 anos); 5.Identidad XDifusión de Rol(13 a 21 anos). Já a fase adulta comporta três etapas: 6.Intimidad X Aislamiento(21 a mais ou menos 40 anos); 7.Genetatividad X Estancamiento (40 a 60 anos) e 8.Integridad X Desesperacíon ( a partir dos 60 anos).
      Proporcional à complexidade da definição de aprendizagem, existem concepções diferentes a cerca decomo se estabelece o desenvolvimento do comportamento humano. Cada teoria a seu modo contribui para a compreensão do desenvolvimento do indivíduo e do modo como acontece o seu processo de aprendizagem. Esta por sua vez tem por finalidade desenvolver os mecanismos que favoreçam inserir o homem em sua cultura. Diferente dos outros seres viventes, os padrões de comportamento do sujeito humano não são hereditariamente pré-definidos.

(Dora Sobral)

5 comentários:

  1. Parabéns pelo texto! concordo quando diz que a aprendizagem é suceptível a mudanças. Espero que continue postando textos que proporcione a nós, um novo aprendizado.

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    1. Graças à soma de fatores variados, aprendemos e nos modificamos constantemente. Obrigada também pela sua colaboração.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Importante saber que a aprendizagem não representa um processo isolado.

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    1. Trata-se de processos evolutivos que vão criando os alicerces para articular vários níveis de mudanças de comportamento.

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