O ser adulto possui uma vida
cotidiana resultante das competências adquiridas e respaldadas pelo viver,
portanto pensar na educação de adultos requer fazer um estudo aprofundado de todos
os fatores que influenciam o desenvolvimento do pensamento no adulto e seu
consequente processo de aprendizagem. É importante encontrar uma metodologia de
ensino que demonstre a busca de identidade que o aluno adulto necessita,
representando o modelo integrador entre propósito da educação e crescimento do
ser humano. Vários fatores influenciam e interferem no processo de
aprendizagem. Dentre eles, Sara Paín (1985) cita quatro níveis que se implicam
mutuamente: o organismo, o corpo, a inteligência e o desejo.
Acredito que o entendimento dos
níveis citados por Sara Paín, servem
para reforçar a necessidade de um olhar mais aprofundado para práticas
pedagógicas com adultos, não as descontextualizando da realidade da vida
adulta. Segundo ela, enquanto o organismo funciona, o corpo é a elaboração
significante desse funcionamento; enquanto a inteligência é representada pelo
saber, o desejo corresponde ao afetivo.
O ciclo vital imprime a cada etapa da vida alterações biológicas e
psicossociais que não podem ser generalizadas nem desprezadas. Cada nível tem
estreita relação com a particularidade de cada etapa. Assim, não se pode
conceber um modo de ensinar e aprender unificado dentro das variantes de cada
etapa.
A verdadeira educação precisa de fato estar atenta aos fatores que particularizam o processo de aprendizagem em relação ao ciclo vital do indivíduo.
ResponderExcluirAs ações desprovidas dessas considerações são geralmente inconsistentes e, portanto, inviabilizadas de lograr êxito.
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