No reconhecimento dos impactos das
políticas neoliberais sobre o sistema educativo é fundamental entender que cada realidade produz efeitos
estritamente peculiares à realidade que possui
e, portanto, estes impactos não
produzem um resultado em série, estão atrelados a uma diversidade de natureza
interna que resultará igualmente na
diversidade de mutações que podem ser constatadas dentro da própria instituição
escolar.
As politicas neoliberais surgiram nos Estados Unidos a partir dos anos
80 e na América Latina a partir dos anos 90, tinham como finalidade lograr
maior eficiência e eficácia ao sistema
educativo, que em busca da qualidade dos docentes e discentes apontavam a
necessidade de se adotar políticas administrativas voltadas para a
garantia das condições básicas para se
promover a aprendizagem. Surgem então as primeiras reformas qualitativas que
amparadas pela assistência social e acompanhamento psicopedagógico visam a
formação continuada, ratificam a existência de diferentes tempos de
aprendizagem e o aparecimento da sociedade terapêutica, embora a mercantilização da educação seja aqui
revelada como o lado ruim e preponderante desse novo contexto.
Mesmo revelado um crescimento nas variáveis da macroeconomia, fala-se que a política neoliberal na Argentina teve reflexos muito negativos. Como isso se explica?
ResponderExcluirPorque, como justifica alguns especialistas, esse crescimento não foi logrado na microeconomia, levando a reflexos que condenaram a qualidade de vida da população.
ExcluirQue orgulho que tenho de você Dora!
ResponderExcluirOrgulho pela nossa profissão é algo raro, mas necessário...
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