Ese blog es una actividad de la asignatura Las Nuevas Tecnologias como Estrategia de Enseñanza del curso de Maestría en Educación... Una obligación que está volvendo un placer! Tiene el objetivo de informar y compartir textos diversos, exponer contenidos de trabajos, disciplinarios y extradisciplinarios, desarrollados con relación la tecnologia y educación. Ese blog es muy interesante, destinado a los educadores, las actividades están listadas con detalles y visan orientar los profesores interesados posibilitando enriquecer nuestro planificación de actividades. Muchas informaciones, diversos artículos sobre alfabetización y saber, juegos y actividades están disponibles, además de otros asuntos que mucho interesan a nosotros, educadores. Tiene sugerencias de videos, canciones, imagenes, juegos online y actividades llamativas que pueden ser impresas y confeccionadas por los niños.

Los blogs pueden ser formas de enseñar y aprender, mucho ricas para el profesor como para el alumno ofreciendo múltiples opciones de actividades tanto al educando cuanto al educador.

Recicla ambos, actualiza, incita la curiosidad, la encuesta y el aprendizaje, allá de ser una manera de comunicación entre alumnos, profesores y familia. Es un instrumento para enseñar y aprender, y una forma de intercambio de conocimientos y publicación de sus conocimientos construídos y producidos.

A nosotros nos gustaría dejar registrado nuestro agradecimiento por la actividad realizada en la asignatura, conocer blogs educativos, y también, percibir como es bueno tenermos este recurso maravilloso: INTERNET! Gente, es maravilloso tenermos esta herramienta en nuestras manos haciendo uso de ella para enriquecer nuestra práctica y ampliar nuestros conocimientos.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Educação de Qualidade


          A educação, impactada sempre por todas as influências sociais, encontra nos novos meios de comunicação social uma nova referência na reprodução de condutas sociais, contribuindo cada vez mais para que a escola seja reconfigurada em seu papel social e, por conseguinte , reinterprete suas práticas. 

          A educação de qualidade requer reformas educativas que atinjam a sintonia ainda não alcançada entre a parceria escola e educação; como vem sendo configurada, a educação suspeita da escola e nela não deposita credibilidade. Na busca da qualidade, a Educação Marrana apresenta um olhar voltado para a dimensão da valorização dos  aspectos que compõem o novo fluxo social. Assim, busca-se organizar o saber relacionando-o com a tecnologia, com o meio ambiente, com a saúde, com entretenimento, com religião, com o artístico.   

          Nos últimos anos, os organismos internacionais redefiniram uma dinâmica social marcada pela interação de poder. Logo, a sociedade civil adquiriu nova dimensão ao promover a articulação de organismos multilaterais devotados ao trabalho de sanar os problemas que dificultam ou impedem  lograr um sistema educacional de qualidade.    

          A dinâmica dos atores que dão forma à estrutura de funcionamento  dos órgãos sociais é regida pela incorporação de matizes decisivas externas que passam a intervir de forma  decisiva no funcionamento da política estatal. O fracasso dos modelos anteriores de funcionamento do Estado e a consolidação mundial da democracia conduzem a transformações que culminam com a atuação de organismos internacionais nas sociedades nacionais, apresentando uma nova perspectiva para nossa educação.




5 comentários:

  1. Muito falta para que seja dada a devida atenção à educação, tudo na adoção de medidas públicas é movido pela conveniência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora isso seja uma verdade incontestável, a nova estruturação nas relações sociais vem favorecendo um olhar mais atento para os interesses coletivos.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que bom contarmos com um espaço como este para a troca de conhecimento. Acredito ser este um dos meios para construir a educação de qualidade.
    Parabéns pela iniciativa!
    Eva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos construir estes meios, pois enquanto a educação não for valorizada e tratada com seriedade, não podemos almejar nenhum avanço social.
      Obrigada pela participação!

      Excluir