A educação, impactada sempre por todas as
influências sociais, encontra nos novos meios de comunicação social uma nova
referência na reprodução de condutas sociais, contribuindo cada vez mais para
que a escola seja reconfigurada em seu papel social e, por conseguinte ,
reinterprete suas práticas.
A educação de qualidade requer reformas educativas que atinjam a
sintonia ainda não alcançada entre a parceria escola e educação; como vem sendo
configurada, a educação suspeita da escola e nela não deposita credibilidade.
Na busca da qualidade, a Educação Marrana apresenta um olhar voltado para a
dimensão da valorização dos aspectos que
compõem o novo fluxo social. Assim, busca-se organizar o saber relacionando-o
com a tecnologia, com o meio ambiente, com a saúde, com entretenimento, com
religião, com o artístico.
Nos últimos anos, os organismos
internacionais redefiniram uma dinâmica social marcada pela interação de poder.
Logo, a sociedade civil adquiriu nova dimensão ao promover a articulação de
organismos multilaterais devotados ao trabalho de sanar os problemas que
dificultam ou impedem lograr um sistema
educacional de qualidade.
A dinâmica dos atores que dão forma à
estrutura de funcionamento dos órgãos
sociais é regida pela incorporação de matizes decisivas externas que passam a
intervir de forma decisiva no
funcionamento da política estatal. O fracasso dos modelos anteriores de
funcionamento do Estado e a consolidação mundial da democracia conduzem a
transformações que culminam com a atuação de organismos internacionais nas
sociedades nacionais, apresentando uma nova perspectiva para nossa educação.
Muito falta para que seja dada a devida atenção à educação, tudo na adoção de medidas públicas é movido pela conveniência.
ResponderExcluirEmbora isso seja uma verdade incontestável, a nova estruturação nas relações sociais vem favorecendo um olhar mais atento para os interesses coletivos.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue bom contarmos com um espaço como este para a troca de conhecimento. Acredito ser este um dos meios para construir a educação de qualidade.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa!
Eva
Precisamos construir estes meios, pois enquanto a educação não for valorizada e tratada com seriedade, não podemos almejar nenhum avanço social.
ExcluirObrigada pela participação!